quinta-feira, 25 de setembro de 2014

5 Possíveis motivos para não conseguires emprego

Já respondeste a vários anúncios e não consegues ficar? É tempo de repensar as tuas candidaturas e tentar perceber quais as razões para não conseguires emprego.
Frequentemente quem procura emprego lamenta-se por não conseguir emprego apesar de todos os esforços. Mesmo pessoas que atualizam o seu Curriculum Vitae (CV) com frequência, respondem a várias ofertas de emprego e conseguem chegar à fase de entrevistas de emprego. Mas mesmo assim não há resultados à vista. 
Afinal de contas o que é que está errado?
Não existe uma resposta direta a esta pergunta, até porque o processo de recrutamento está sempre dependente das pessoas que conduzem as entrevistas. Mas ficam aqui alguns possíveis motivos:

1. O teu perfil não se adequa 
Por falta de seleção e critérios na resposta a ofertas de trabalho, podes estar a responder a ofertas de emprego para as quais não tens o perfil indicado. Os recrutadores têm um objetivo muito bem definido: selecionar o candidato ideal. Um candidato sem as habilitações pretendidas ou com um perfil que não se adequa à posição a preencher jamais será ideal. Escolhe as ofertas a que respondes de acordo com a tua formação e as tuas competências e, já agora, responde para funções que gostasses de desempenhar.

2. Candidato sem objetivos bem definidos 
Mostra, determinadamente, o que sabes e queres fazer. Responder “a todas” e não ter objetivos profissionais claros pode ser a razão para eliminação de um processo de recrutamento. Para um recrutador, um candidato indefinido é sinónimo de insegurança ou falta de motivação. 

3. Falta de preparação para a entrevista de emprego
O processo de procura de emprego deve ser um acto cuidado e preparado. Particularmente, quando falamos de entrevistas de emprego. Pesquisa toda a informação possível sobre a empresa, pensa nas possíveis perguntas e respostas que poderão surgir na entrevista, tenta saber um pouco mais sobre o patrão ou entrevistador. As redes sociais podem dar uma ajuda. Quanto melhor for a tua preparação, mais segurança vais transmitir durante a entrevista.

4. Dificuldade em apresentar soluções
Os recrutadores querem candidatos que sejam uma mais-valia para a empresa. Deves conseguir transmitir o teu valor e demonstrar que a tua experiência e as tuas competências profissionais poderão ser um trunfo para a empresa. 

5. Marketing Pessoal
Uma boa estratégia de marketing pessoal  pode ajudar a destacares-te na tua entrevista de emprego. Destaca os teus pontos fortes e demonstra interesse na empresa e nas funções para as quais estão a recrutar. Muito claramente: a entrevista de emprego é um momento de autopromoção junto dos recrutadores. 

Corrige os teus erros e não desistas 

É frequente a falta de respostas ou resultados provocar nos candidatos um sentimento de fracasso ou frustração. Não te deixes esmorecer. Encara como um processo de aprendizagem, para evoluir. Começa por analisar os teus erros e corrige-os. Se não conseguires emprego à primeira, será à segunda ou terceira… à centésima! Não baixes os braços.

Sem comentários:

Enviar um comentário