terça-feira, 30 de setembro de 2014

Entrevista de emprego: 5 possíveis armadilhas

1. Não mintas no CV
Por uma razão ou por outra, muitas pessoas mentem no Currículo, o que tem tudo para se virar contra o próprio candidato. As entidades empregadoras já são experientes nesta análise e poderão confrontar-te com algumas perguntas sobre determinadas coisas no teu CV, que podem não ser verdade. Evita esta armadilha: não mintas no CV. No dia da entrevista estarás mais à vontade.

2. Investiga tudo sobre a empresa
Outra das armadilhas muito utilizadas numa entrevista de emprego pode surgir nas perguntas sobre a própria entidade. O entrevistador vai testar-te até ao limite e vai procurar saber como é que te preparaste para a entrevista e o que é que sabe sobre a empresa e o departamento a que te candidatas. Prepara-te bem. Usa Google, Facebook, Twitter, Linked In.

3. Tens a certeza que queres trabalhar nesta empresa?
Típica pergunta de rasteira numa entrevista de emprego. Quando te perguntarem, não mostres surpresa nem demores a responder. Transmite convicção e segurança e não deixes dúvidas de que estás apenas à procura de um emprego; queres MESMO trabalhar naquela empresa e naquele cargo específico. Deves convencer o entrevistador de que és a pessoa perfeita para o cargo.

4. Espírito de Equipa e Organização
Numa entrevista pode surgir um caso prático que envolva, por exemplo, uma situação de equipa. Este é um teste à tua forma de resolver um conflito interno e pode ser uma situação decisiva. Reage com calma, analisa bem os factos e procura demonstrar espírito de equipa e facilidade no relacionamento interpessoal.

5. Diz-me três qualidades e três defeitos teus

Pergunta clássica, mas que apanha muitas pessoas de surpresa. Prepara as tuas respostas, em consciência. Mostra humildade e assume falhas. Realça que as tuas experiências passadas te fizeram ganhar maturidade e crescer profissionalmente.

As armadilhas numa entrevista de emprego não são necessariamente uma coisa má. Quase todas as empresas têm os seus truques para por os candidatos à prova. A forma mais eficaz de contornar as armadilhas numa entrevista de emprego é com humildade, preparação e veracidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário